Formação

Capacitação profissional gratuita para jovens gaúchos

Inscrições podem ser feitas até 8 de maio e a oportunidade de formação é voltada para jovens de 17 a 22 anos

Pixabay - No Estado 374 jovens concluíram o curso e 172 foram empregados nas empresas parceiras.

O Instituto Proa, organização sem fins lucrativos, está com duas mil vagas abertas para jovens gaúchos. As inscrições podem ser feitas até 8 de maio no site da instituição. A capacitação representa uma oportunidade de formação e encaminhamento para o emprego e é voltada para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas do Estado. As aulas têm início em 15 de maio.

No Rio Grande do Sul, o Proa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria da Educação. Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia – que, além de viabilizar a realização do curso no Estado, oferecem vagas de emprego aos formados.

É a quarta turma de formação oferecida pelo Proa no Estado. O instituto completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens no Brasil. Dos inscritos no Rio Grande do Sul, 374 jovens concluíram o curso e 172 foram empregados nas empresas parceiras.

Vidas transformadas

É o caso da jovem porto-alegrense Kethellen Oliveira, de 19 anos. Por meio da capacitação, ela conseguiu uma vaga de emprego e teve a vida transformada pelo Proa. “Com o módulo de Projeto Profissional, adquiri autoconhecimento sobre o que eu deveria fazer. Nas aulas de comunicação, descobri que gostava da área e, com as oportunidades encaminhadas pelo Proa, garanti minha vaga”, detalha Kethellen. Hoje a jovem trabalha como auxiliar de escritório na Auxiliadora Predial e ainda garantiu uma bolsa integral do Prouni para cursar Publicidade e Propaganda na Uniasselvi.

Inscrições e formação gratuita

Para aproveitarem a oportunidade de se capacitar gratuitamente e serem encaminhados para o emprego, os jovens egressos de escolas públicas precisam apenas se inscrever no site do Proa. Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português, matemática e análise de perfil. Durante três meses, os estudantes aprovados no Proa realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística, Análise de Dados, Promoção de Marcas, UX Design, Varejo e Educação Financeira.

Instituto Proa

O Instituto Proa foi fundado há 15 anos por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco,

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lula adia embarque à China após apresentar pneumonia leve Anterior

Lula adia embarque à China após apresentar pneumonia leve

Estudantes de Medicina da UFPel e UCPel realizam Trote Solidário Próximo

Estudantes de Medicina da UFPel e UCPel realizam Trote Solidário

Deixe seu comentário